Muito se fala sobre a importância do aleitamento em livre demanda para o processo de amamentação.
Basicamente, a LD consiste na oferta livre de leite, sem que haja tempo e frequ ência de duração pré - estab elecidos. A mamada acontece sempre que mãe ou bebê sentirem ser preciso.
A livre demanda é essencial para a manutenção da produção de leite: você sabia que cerca de 80% do que o bebê mama é produzido na hora, de acordo com a necessidade da cria? Peito é fábrica e quanto maior o consumo, maior a produção!
Além do mais, amamentar vai muito além do alimentar. Peito é acolhimento, segurança, é vínculo gerado a cada pega!
Mas não romantizemos: por mais que seja incrível amamentar, os percalços também mandam lembrança, principalmente no começo da jornada láctea, quando todos estão aprendendo - mãe e cria.
Vou me dar a liberdade de te dar um conselho: esqueça o relógio, o controle e aproveite as longas horas de mamada com atividades que te proporcionem conforto e bem-estar. Seja colocando as séries atrasadas em dia, ouvindo um podcast legal ou trocando mensagens em grupos com outras mães, preencher as lacunas de tempo pode ser uma estratégia interessante para aqueles momentos em que nos sentimos um mamilo ambulante.
Contar com uma rede de apoio sólida e ativa também é essencial para que você consiga se entregar de peito aberto para a livre demanda. Parceria, empregador, escola, família, profissionais da saúde, sociedade: todos tem um papel importante para que você tenha condições de entregar ao processo de amamentar.
Comments